sábado, 30 de junho de 2012

O CARIMBO...


Olá, queridos alunos! Hoje resolvi escrever um desabafo!

Cansado com a insistência, a teimosia de muitos em não fazer os trabalhos que eu passo para serem feitos em casa, resolvi apelar para um recurso "diferente": um carimbo com os dizeres "NÃO FEZ O TRABALHO". Já aconteceu várias vezes de turmas inteiras não terem feito o trabalho de casa, mesmo com uma semana de prazo ou até mesmo feriadões entre uma aula e outra! Esquecimento, argumentam alguns. Falta de tempo, dizem outros. Como assim??? Turmas inteiras com problemas de memória ou sem tempo para estudar??? Desculpem-me, mas isso "não cola"!

E por que usar um carimbo? Vejamos:

1) Dar ciência aos responsáveis de que HÁ SIM, trabalho de casa, mas que seus queridos rebentos NÃO FAZEM o tal trabalho. Em uma reunião com pais de uma turma, por exemplo, muitos me disseram que cobram, sim, deveres de casa de seus filhos, mas ouvem coisas do tipo: "Os professores NUNCA passam trabalho de casa!" Fiquei muito aborrecido com isso! Que vocês não queiram fazer o dever, é uma coisa, mas jogar "a culpa" nos ombros dos professores, ah, isso não é certo!!!

2) A avaliação é contínua. O que quer dizer isso? Significa que vocês são avaliados o tempo todo, não apenas nas provas formais. Atividades durante as aulas, participação, trabalhos em geral, até a frequência, tudo entra na nota final! E é aí que entra o carimbo! Uma carimbada, tomada "como advertência", pode não influenciar negativamente na nota final, já que o(a) estudante pode "cair na real" e passar a cumprir com seus deveres escolares. Todavia, quando algum aluno se transforma em "colecionador de carimbadas", ah, isso pode não ser nada bom para ele na hora em que o professor está em dúvida se dá uma nota maior ou menor! Da mesma forma que alunos dedicados são premiados, alunos que não querem nada com os estudos podem ficar a ver navios na hora da decisão final do professor!

3) Os estudantes precisam se conscientizar, de uma vez por todas, de que NÃO BASTA estar na sala e até participar das aulas com alguma atenção. Sem estudar em casa, não há como reter os conhecimentos! A não ser que a criança seja dotada de memória privilegiada, vai esquecer logo logo o que viu nas aulas se não estudar em casa. E o dever de casa é uma forma eficaz de fixar os conteúdos. Nossos cérebros precisam de exercícios!!!

4) Vocês são jovens e muitas vezes não possuem a maturidade necessária para entender que a escola é um passaporte para uma vida melhor. É através dos estudos que temos acesso a bons empregos e, por tabela, bons salários! E, acreditem, as coisas não estão fáceis até para quem estudou bastante e acumula diplomas e certificados! Há mais candidatos a empregos do que boas vagas no mercado de trabalho! E os empregadores estão cada vez mais exigentes e seletivos! Querem que dominemos no mínimo uma língua estrangeira e que saibamos informática (Não confundam saber informática com ligar o computador e digitar abobrinhas no Facebook ou outra rede social, quase sempre com gírias e português incorreto!). Querem que saibamos a língua portuguesa e consigamos fazer contas de modo impecável, entre outras exigências! Não está fácil arrumar bons empregos! Sem querer desmerecer ninguém, certos empregos deveriam ser considerados como "coisa passageira", para quem está iniciando no mercado de trabalho ou que ainda está estudando! Ter ambição, querer mais, é saudável e necessário! Mas, tenham certeza, sem levar os estudos a sério, vocês ficarão para trás e terão que se contentar com qualquer emprego que surgir, mesmo que recebam mal e trabalhem demais! Aliás, é essa a principal característica de empregos que não exigem muito estudo.

Bem, eu espero, sinceramente, que vocês se sensibilizem com estas palavras. Nenhum professor quer o mal de seus estudantes. Se um ou outro, como eu, parece ser mais exigente, é porque queremos que vocês tenham sucesso na vida! Sabemos como é gostoso brincar com os amigos, passear, ficar na internet, etc, mas temos que ter a consciência de que há um momento certo para tudo na vida! Ninguém vai à igreja para fazer o dever de casa de matemática, nem se espera que alguém fique entoando cânticos de louvor durante uma sessão de cinema! Aprendam a dividir o tempo disponível de maneira responsável e, acreditem, vocês acharão tempo para fazer tudo que vocês gostam ou que, mesmo sem gostar tanto, precisam! E que o carimbo possa, enfim, ser aposentado!

Uma braço carinhoso!

Professor Zaumir, de Língua Estrangeira (Inglês)

Nenhum comentário: